quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Petar - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira


O Petar está localizado no extremo sul do Estado de SP. Entre as cidades de Iporanga e Apiaí. Fica perto de outras cidades como Registro e de grandes parques, como o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Cananéia), o Parque Estadual de Intervales (Ribeirão Grande) e o Parque Estadual de Jacupiranga (Eldorado).
Você já deve ter ouvido falar da Caverna do Diabo, que fica no Parque Estadual de Jacupiranga, certo?! O Petar fica um pouco à frente.
Há 2 formas de acesso, principalmente para quem sai da cidade de São Paulo. Uma seguindo pela Rodovia Régis Bittencourt e outra, pela Castelo Branco ou Raposo Tavares.
Para quem vem de Curitiba (sul do Brasil) ou do interior do Estado de SP, os acessos são parecidos, veja o mapa abaixo.
O caminho mais utilizado pelos turistas é o da Régis Bitencourt. Hoje somente um trecho de 50 Km não encontra-se duplicado (sentido SP - Curitiba). Nela há alguns postos da Rede Graal que são excelentes, com as melhores estruturas do país em atendimento e serviços.
O trecho após a cidade de Jacupiranga, até Iporanga, é de mão única. Todo cuidado e atenção deve ser tomado, pois em alguns pontos há buracos e animais na pista. Mas prá que correr?! O visual do Rio Ribeira de Iguape que lhe acompanhará durante todo o percurso é exuberante, requer algumas paradas estratégicas para contemplação e fotografias.
Se for hospedar-se no Bairro da Serra ou dirigir-se até os Núcleos de Santana e Ouro Grosso, irá encontrar cerca de 16 Km de estrada de terra bem conservada, partindo da cidade de Iporanga.
O PETAR está localizado a cerca de 320 km de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário